Explorando variáveis em JavaScript

Usaremos o VSCODE neste exemplo.
JavaScript, uma linguagem de programação essencial, oferece uma abordagem flexível para trabalhar com variáveis e tipos de dados. Vamos mergulhar nos fundamentos:

1. Como Declarar Variáveis em JavaScript:

Em JavaScript, a declaração de variáveis é simples. Use let, const, ou var seguido pelo nome da variável. Exemplo:

let idade = 25; // Variável que pode ser reatribuída
const PI = 3.14; // Variável constante (imutável)
var nome = “LGINFO”; // Forma antiga (evite seu uso)
 
//Para ver cada variável na tela (terminal) usaremos o console.log;
console.log(idade);
console.log(PI);
console.log(nome);
Abaixo tela do VSCODE
Variáveis em JS

2. Tipos em JavaScript:

JavaScript é uma linguagem de tipagem dinâmica, o que significa que os tipos de variáveis podem mudar dinamicamente. Alguns tipos comuns incluem number, string, boolean, object, null e undefined.

let numero = 42; // Número let

texto = “Olá”; // String

let ativo = true; // Booleano

let objeto = { chave: “valor” }; // Objeto

let nulo = null; // Valor nulo

let indefinido; // Valor indefinido

Abaixo tela do VSCODE

3. Diferença entre let, const e var:

let e const foram introduzidos no ECMAScript 6 (ES6) para superar algumas limitações do var. let permite reatribuição, enquanto const cria variáveis imutáveis. Evite var sempre que possível devido ao seu escopo mais amplo.

4. Operações Básicas com Números:

Aqui está um pequeno exemplo realizando operações aritméticas:

let num1 = 10;
let num2 = 5;

let soma = num1 + num2;
let subtracao = num1 – num2;
let multiplicacao = num1 * num2;
let divisao = num1 / num2;

console.log(“Soma:”, soma);
console.log(“Subtração:”, subtracao);
console.log(“Multiplicação:”, multiplicacao);
console.log(“Divisão:”, divisao);

Abaixo tela do VSCODE

JavaScript oferece uma abordagem versátil para trabalhar com variáveis e realizar operações. Ao entender a declaração de variáveis, tipos de dados e as diferenças entre let, const e var, você estará bem posicionado para criar programas dinâmicos e interativos. 

Falaremos de ESCOPO no próximo post, até lá!

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