Como criar um software do zero – Planejamento

Como se planeja fazer um programa de computador.

E aí, pessoal! Beleza? Vamos falar sobre como se planeja fazer um programa de computador, tipo um joguinho ou um aplicativo bem maneiro.

Antes de tudo, sei que toda pessoa que sabe programar ou deseja iniciar na programação, quer logo ir direto no código, mas CALMA!!!

Vou explicar em etapas simples:

Entender o Problema:

      • Primeiro, a gente precisa saber qual é o problema ou o que a gente quer fazer com o programa. Tipo, se é pra resolver um desafio ou atender a alguma necessidade das pessoas. (clique aqui para detalhar)

Descobrir o que é Preciso:

      • Depois, a gente começa a juntar todas as informações do que o programa precisa ter. Tipo, se é pra ter botões específicos, cores ou se precisa rodar rápido. (saiba mais)

Desenhar como vai ser o Programa:

      • Aí a gente desenha como o programa vai funcionar. É tipo fazer um esboço, pensar em como as coisas vão se encaixar, que telas vai ter, essas coisas. (saiba mais)

Criar o Programa:

      • Aqui a gente começa a colocar a mão na massa e fazer o programa de verdade, usando códigos e ferramentas. (saiba mais)

Testar o Programa:

      • Depois de fazer, a gente testa pra ver se tudo está funcionando direitinho. Se não tem nada estranho ou quebrado.

Mostrar para as Pessoas e Arrumar o que Precisa:

      • Daí, a gente mostra pra galera e vê se tá legal mesmo ou se precisa mudar alguma coisa.

Colocar o Programa em Uso:

      • Quando tá tudo certo, aí a gente lança o programa pra todo mundo usar.

Ficar de olho e ajudar o Programa a se Manter Legal:

    • Depois de lançar, a gente continua de olho pra ver se tá tudo funcionando direitinho e arruma qualquer problema que aparecer.
Pessoa do sexo masculino pensando no programa que desenvolverá

Para entender o problema, geralmente segue esses passos:

Observação e identificação:

Comece olhando ao redor. Por exemplo, se a pessoa quer criar um jogo, pode observar outros jogos legais que já existem e pensar no que eles têm de legal e o que poderia ser melhorado. Se for um aplicativo, pode pensar em algo que facilite a vida das pessoas, como um app de organização de tarefas.

Perguntas e pesquisa:

É hora de fazer umas perguntinhas! Conversar com outras pessoas, pesquisar na internet, ver vídeos, ler sobre o assunto… qualquer coisa que ajude a entender mais sobre o problema ou a ideia. Por exemplo, se quiser fazer um jogo, pergunte para amigos sobre os jogos que eles adoram e por quê, se o problema que será resolvido será o controle de um estoque, busque saber quais as formas de controlar um estoque.

Definir o objetivo:

Depois de juntar informações, é legal ter um objetivo bem claro. Se for criar um aplicativo para organizar tarefas, o objetivo pode ser fazer algo fácil de usar e que ajude as pessoas a se organizarem melhor.

Listar as necessidades:

Faça uma lista do que o programa precisa ter para resolver o problema. Se for um jogo, pode ser personagens legais, fases diferentes ou desafios divertidos. Se for um app de organização, pode ser ter um calendário, alarmes, lembretes, essas coisas.

Filtrar e priorizar ideias:

Às vezes a gente tem várias ideias legais, né? Mas aí é importante selecionar as mais importantes e que realmente ajudem a resolver o problema. Tipo, se for um jogo, pensar nas ideias mais legais que se encaixam bem na história ou no estilo do jogo. Pensando no programa de controle de estoque, seria legal ter um alarme que enviasse uma mensagem de texto, Whatsaap e e-mail né? Mas primeiro resolva o BÁSICO, cadastro de produtos, data de validade, fornecedor, entrada, saída etc.

Resumir o problema e a solução:

Depois de entender tudo, é bacana resumir num papel, desenho ou anotação o que é o problema que quer resolver e como o programa vai ajudar com isso. Por exemplo, um esboço do jogo ou um mapa de como seria o app de organização.

Estes passos ajudam a ter uma visão mais clara do que se quer fazer e como o programa pode resolver o problema.

Três mulheres programadoras levantando requisitos de um software

Descobrir o que é Preciso – Nesta fase de descobrir o que é preciso para o desenvolvimento do software, sugiro estes passos:

Coletar requisitos:

    • Comece conversando com as pessoas envolvidas no projeto ou que vão usar o software. Faça perguntas sobre o que eles precisam, como eles imaginam o funcionamento do programa, quais recursos são essenciais, etc. Por exemplo, se estiver fazendo um app de música, pergunte às pessoas que tipo de funcionalidades elas gostariam de ter, como playlists personalizadas ou recomendações de novas músicas.

Analisar e documentar requisitos:

      • Depois de ouvir todo mundo, é hora de organizar as informações. Faça uma lista ou um documento com todos os requisitos que foram levantados. Por exemplo, se estiver criando um software de gerenciamento financeiro, pode ser necessário ter recursos como controle de despesas, geração de relatórios, etc.

Priorizar requisitos:

    • Nem todos os requisitos são iguais. Alguns são mais importantes que outros. É legal discutir com a equipe e os usuários para entender quais são os requisitos prioritários, aqueles que são essenciais para o funcionamento inicial do programa.

Validar os requisitos:

    • Depois de listar e priorizar os requisitos, é importante validar se estão todos claros e se realmente vão atender ao que é necessário. Às vezes, pode ser que algum requisito precise de mais detalhes ou precise ser ajustado para ser mais funcional.

Documentar tudo bonitinho:

    • É importante ter todos esses requisitos bem documentados para que toda a equipe possa entender o que precisa ser feito. Isso pode ser feito por meio de documentos, diagramas, ou até mesmo por ferramentas específicas de gerenciamento de requisitos.
    • Mesmo que sua equipe seja uma EuQuipe (rs), ou seja, você trabalhando só, procure documentar. Acredite, essa documentação vai lhe salvar no futuro!
Três mulheres programadoras levantando requisitos de um software

Desenhar como vai ser o Programa – Na fase de desenhar como será o programa, é hora de transformar as ideias em um plano mais concreto.

Arquitetura do software:

    • Comece pensando na estrutura geral do programa. Isso inclui decidir como as diferentes partes do software vão se conectar e interagir entre si. Por exemplo, se estiver criando um aplicativo, pense nas telas principais e como os usuários vão navegar entre elas.
    • Na fase de arquitetura do software, o foco está na estrutura do sistema como um todo. Isso inclui decidir como os diferentes componentes vão se encaixar, escolher as tecnologias apropriadas, garantir a segurança e a performance do sistema e documentar tudo para a equipe ouEuQuipe (rs). É como criar um esqueleto sólido que vai sustentar o desenvolvimento do software.

Design de interface:

    • Aqui é onde a aparência do programa começa a ser desenhada. Crie esboços ou mockups das telas do programa, pensando no layout, nos botões, nas cores, nas fontes, e em como tudo isso vai se encaixar. Se for um jogo, pense nos personagens, nos cenários, e nas animações.

Estrutura de dados:

    • Defina como as informações vão ser organizadas dentro do programa. Se for um aplicativo de lista de tarefas, por exemplo, pense em como essas tarefas vão ser armazenadas e organizadas no sistema.
    • Modelagem de dados, escolha do banco de dados, definição de tabelas ou coleções, relacionamentos e chaves, índices e otimizações, integridade e restrições.

Diagramas e fluxos:

    • Use diagramas para mostrar como as diferentes partes do programa vão interagir entre si. Diagramas de fluxo podem ajudar a visualizar como os usuários vão navegar pelo programa ou como os dados vão fluir dentro dele.

Prototipagem:

    • Crie protótipos simples do programa, isso pode ser desde desenhos em papel até versões básicas do software que não fazem tudo ainda, mas dão uma ideia de como será a experiência para o usuário.

Feedback e melhorias:

    • Mostre esses desenhos, protótipos ou esboços para outras pessoas, como membros da equipe ou possíveis usuários. Assim, você pode receber feedback e fazer melhorias antes de começar a construir o programa de verdade.
Homem negro escrevendo anotações em um caderno em frente a um computador

Criar o programa – fase de criar o programa, o foco é transformar o plano e os requisitos definidos anteriormente em um software funcional.

Configuração do Ambiente de Desenvolvimento:

    • Preparar o ambiente de trabalho, instalando as ferramentas necessárias, como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), bibliotecas, frameworks e outras dependências específicas do projeto.

Codificação:

    • Escrever o código-fonte do software com base no design e nas especificações definidas. Isso envolve traduzir os requisitos em linguagem de programação, utilizando boas práticas de codificação e seguindo a estrutura definida na fase de arquitetura.

Testes unitários:

    • Realizar testes unitários para verificar se cada parte do código funciona individualmente conforme o esperado,  é uma forma de garantir que cada componente ou função do software está funcionando corretamente.

Integração e testes de componentes:

    • Integrar as diferentes partes do programa e testar como elas funcionam juntas. É o momento de verificar se todos os componentes se comunicam corretamente e se não há conflitos entre eles.

Testes de sistema:

    • Realizar testes mais abrangentes no sistema como um todo para garantir que ele funcione conforme o esperado. Isso inclui testar o software em diferentes cenários e situações para identificar e corrigir possíveis falhas.

Revisão de código:

    • Revisar o código escrito por outros membros da equipe para garantir a qualidade e identificar possíveis melhorias ou problemas.

Refatoração e otimização:

    • Otimizar o código, corrigir possíveis problemas de desempenho e realizar ajustes necessários para melhorar a qualidade e a eficiência do software.

Documentação do código:

    • Documentar o código-fonte adequadamente, incluindo comentários e instruções para que outros desenvolvedores possam entender e colaborar no projeto.

Preparação para entrega:

    • Preparar o software para a entrega, empacotando-o e realizando os últimos ajustes necessários antes da implantação ou distribuição para os usuários.

 

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